Prevenção de varizes: como fazer da maneira correta?

causas de varizes

As varizes são uma condição patológica bastante comum, caracterizada por aumento do diâmetro do lúmen, adelgaçamento das paredes das veias e aparecimento de “nódulos”.

Traduzido do grego antigo, “veias varicosas” significa “inchaço”. Teoricamente, essa doença pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas a lesão mais comum são as pernas.

A essência do problema

As veias do corpo desempenham um papel muito importante, representando uma rede de reservatórios ramificados que transportam o sangue dos tecidos para o músculo cardíaco. Nas extremidades inferiores, essa rede se expressa na forma de veias profundas e superficiais, interligadas por um sistema de descarga sanguínea de emergência.

Via de regra, a ênfase principal recai sobre as veias profundas, por isso são visivelmente mais fortes e volumosas. E cerca de 15% do volume total de trabalho permanece na superfície.

O coração é uma “bomba” que impulsiona o sangue pelas veias. Parte do sangue flui pelas veias contra a gravidade (ao caminhar, mover-se ou agachar-se). Quando os músculos estão relaxados (em pé), o sangue desce, sob a influência da mesma gravidade. Mas nem tudo é tão simples; válvulas localizadas nas paredes dos vasos não permitem seu retorno.

Nos casos em que as válvulas estão “quebradas”, as veias ficam dilatadas e inflamadas, então não conseguem segurar o fluxo sanguíneo. Este processo faz com que as veias inchem e fiquem salientes. O suprimento sanguíneo prejudicado torna-se a raiz a partir da qual começam as veias varicosas nas pernas.

Causas de varizes

Existem muitas razões para isso:

  • As varizes podem muito bem ser hereditárias, ou seja, existe uma fraqueza congênita nas paredes dos vasos sanguíneos.
  • A ocorrência de varizes pode estar associada à atividade vital de uma pessoa e à sua imunidade.

Uma coisa é certa, a doença não surge simplesmente, algo deve servir de impulso.

Durante o trabalho sedentário, ocorre estagnação do sangue nas veias, ou melhor, na pelve, que posteriormente se manifesta em problemas de saúde. As varizes surgem do sedentarismo, portanto, mesmo trabalhando em pé não há barreiras para seu aparecimento.

Não é à toa que esta doença é chamada principalmente de doença ocupacional de vendedores e cabeleireiros.

Provocadores óbvios também incluem:

  • excesso de peso (obesidade),
  • levantamento frequente de pesos,
  • lesões nas pernas.

Outro fator é o aumento da pressão intra-abdominal. O tamanho das veias muda constantemente, inspirando - as veias se estreitam, expirando, ao contrário, elas se expandem. Quando uma pessoa empurra com força, as veias sofrem forte estresse e começam a se expandir sob a pressão criada.

É claro que isso não significa que absolutamente todas as pessoas estejam em risco, mas a constipação crônica e a tosse podem causar varizes.

Varizes durante a gravidez

Por que aparecem varizes durante a gravidez

Muitas vezes, as veias varicosas podem ser encontradas em mulheres grávidas. O útero constantemente aumentado exerce pressão involuntária nas veias que saem das pernas. Nesse caso, a natureza protegeu a mulher de graves consequências e dotou o corpo, durante a gravidez, de uma quantidade suficiente de hormônios sexuais que tornam as paredes dos vasos sanguíneos plásticas e flexíveis. Via de regra, a doença aqui é reversível; após o parto, as veias voltam ao estado anterior.

Métodos de prevenção

Absolutamente qualquer doença é muito mais fácil de prevenir do que tratar, e as veias varicosas não são exceção. Vejamos as principais medidas preventivas:

  • Esqueça os sapatos apertados e desconfortáveis. As mulheres devem lembrar que os saltos “do dia a dia” não devem ultrapassar cinco centímetros. À noite, trate os pés com uma massagem e um banho frio, depois levante-os e deite-se nesta posição durante 15 minutos.
  • Use roupas largas que não tenham elásticos ou cintos apertados.
  • Se possível, ande mais descalço nas pedras. No mínimo, mime-se com essa terapia durante as férias.
  • Controle sua dieta. Elimine, ou pelo menos reduza, o consumo de alimentos condimentados, salgados e defumados. O mesmo vale para o álcool.
  • Excelente prevenção de varizes é o esporte. Uma exceção pode ser o estágio inicial da doença. Se notar os primeiros sinais e sintomas, a carga deve ser leve e consulte um médico antes de iniciar o treino.
  • Se você tem um trabalho sedentário, tente levantar-se sempre que possível e caminhar pela sala. Faça exercícios básicos, pelo menos pule um pouco. Não cruze as pernas ao sentar, isso faz muito mal à circulação sanguínea.
  • Não exagere com banhos, saunas e banheiras de hidromassagem. Após procedimentos “quentes”, enxágue com água fria.

Estágios de desenvolvimento de veias varicosas

  1. Primeira etapa. Não há dor ou desconforto, apenas são observados defeitos cosméticos. Um padrão ramificado de veias aparece nas pernas, aparecem “estrelas” e “redes”. À noite, minhas pernas incham muito.
  2. Segunda etapa. Há um inchaço óbvio na região do tornozelo e um peso intenso nas pernas. À noite, podem ocorrer cólicas, dormência, formigamento e formigamento.
  3. Terceira etapa. Inchaço intenso e constante das pernas, formação de compactações na pele, alterações de pigmentação em alguns locais, aparecimento de coceira e dermatite.
  4. Quarta etapa. Úlceras tróficas aparecem na pele das pernas.

Que medidas tomar na fase inicial

medidas básicas para prevenir varizes

As varizes das extremidades inferiores, se estiverem na infância, respondem bem ao tratamento; é bem possível que uma “luta” competente interrompa o seu desenvolvimento.

Primeiramente, siga todas as medidas preventivas descritas acima. Revise seu guarda-roupa, se necessário, elimine todas as coisas “prejudiciais” e faça o mesmo com os sapatos. Dê um banho de contraste nos pés, ande mais descalço e equilibre a alimentação.

Em segundo lugar, aos primeiros sintomas, compre roupas de compressão, podem ser collants ou meias. Seu princípio de ação é distribuir a pressão ao longo das pernas de forma que a circulação sanguínea seja normalizada e os sintomas sejam significativamente reduzidos.

Quanto às consultas, é necessário consultar não só um flebologista, mas também um ginecologista (para mulheres) e um ortopedista. É provável que contraceptivos hormonais ou pés chatos possam causar problemas circulatórios.

Prevenção de varizes durante a gravidez

Quase todas as mulheres durante a gravidez enfrentam problemas de inchaço nas pernas e problemas circulatórios. O útero aumentado pressiona constantemente a veia cava inferior, impedindo seu funcionamento normal.

Mas, como mencionado um pouco acima, as varizes neste caso são reversíveis; o principal é tomar atempadamente as medidas preventivas necessárias.

  • Compre calçados ortopédicos confortáveis, nos quais seus pés não se cansem ao caminhar.
  • Faça caminhadas diárias. Não fique sentado ou em pé por longos períodos de tempo. Para evitar a estagnação venosa, coloque os pés em uma colina enquanto descansa.
  • Para evitar inchaço, use roupas de compressão.
  • Exercícios físicos leves que envolvam apenas as pernas serão uma boa ajuda. Bastam os movimentos mais simples dos pés em diferentes direções.
  • A vitamina C é muito boa na prevenção de varizes. Possui muitas propriedades benéficas que darão elasticidade às veias, ao mesmo tempo que reduzem o risco de muitas doenças.

Tratamento de varizes

O alívio completo da doença só é possível por meio de cirurgia. Medicamentos e exercícios físicos são utilizados como métodos auxiliares.

Flebectomia

As operações podem ser de natureza cirúrgica ou usando as tecnologias mais recentes. Uma das primeiras é a flebectomia, quando são retiradas as varizes.

laser

No segundo grupo há coagulação a laser; não há incisões; a radiação térmica é aplicada à área problemática do corpo.

Escleroterapia

Outra forma de se livrar das varizes é a escleroterapia. Uma solução especial é injetada na veia danificada por meio de uma agulha fina, que cola as paredes dos vasos e posteriormente os resolve.

Mas não importa o quanto os médicos queiram, eles simplesmente não conseguem eliminar a principal causa das veias varicosas - a fraqueza das paredes dos vasos sanguíneos. Só você tem o poder de prevenir a doença através de medidas preventivas.

Exercícios especiais

exercícios para tratar varizes

Abaixo listaremos uma série de exercícios físicos que não tomarão muito do seu tempo, mas o efeito será notável. Você pode fazê-los em casa.

  • Exercício 1. Deite-se no chão, levante as pernas até formar um ângulo de 90° em relação ao chão e comece a mover os dedos dos pés “de você para você”. Repita 10 vezes.
  • Exercício 2. Na posição deitada, levante as pernas e “desenhe” círculos com os pés, 10 vezes em cada direção.
  • Exercício 3. A conhecida “bétula” tem um bom efeito. Na posição deitada, levante as pernas e a pélvis, apoiando-a nas mãos. Trave nesta posição por alguns segundos. Repita 4 vezes.
  • Dica: reserve um tempo para se alongar. Em primeiro lugar, o seu corpo será sempre flexível e, em segundo lugar, ajudará a deslocar o sangue das veias.
  • Exercício 4. Deite-se no chão com os pés juntos e os joelhos apontando em direções diferentes. Segure seus pés e puxe-os em sua direção. Fique nesta posição por um tempo. Repita o exercício 4 vezes.
  • Exercício 5. Deite-se sobre o lado esquerdo e apoie-se no cotovelo, com a mão direita segure o pé direito. Faça vários movimentos elásticos com o quadril para trás (tentando alcançar o calcanhar até a nádega) e segure por 10 segundos. Faça manipulações semelhantes com o lado esquerdo.

Pomadas

O objetivo dos medicamentos no tratamento das varizes é dar elasticidade e normalidade às veias. Um especialista recomendará o medicamento necessário para um tratamento complexo.

Um creme contendo anticoagulante pode ter um bom efeito preventivo. O papel deste último é aliviar a dor nas áreas afetadas, bem como fortalecer os vasos sanguíneos. Muitas vezes, as preparações cremosas anti-varicosas contêm uma série de vitaminas: C, B5 e B1, graças às quais o período de regeneração é visivelmente reduzido.

Os comprimidos que também são comuns no tratamento são:

  1. melhorar o tônus vascular;
  2. aliviar o processo inflamatório;
  3. acelerar o fluxo sanguíneo e linfático;
  4. eliminar distúrbios microcirculatórios.

Os medicamentos em comprimidos são divididos em vários grupos: corticosteróides, flebotônicos, analgésicos antitrombóticos e não esteróides.

Remédios populares

tratamento de varizes com remédios populares

O método de tratamento conservador é eficaz no primeiro estágio das varizes, quando a pessoa sente peso nas pernas e percebe uma rede venosa na pele. Quanto mais cedo forem tomadas medidas para eliminar o problema, mais cedo e mais precisos serão os resultados. Abaixo estão algumas receitas simples, mas eficazes.

Compressa de alho

É preparada uma pasta com alho ralado e manteiga, na proporção de 1:2, que posteriormente é aplicada nas áreas afetadas, fixada com papel e curativo. A duração da exposição é durante a noite; pela manhã, enxágue o pé com água morna.

Castanha

Tintura de castanha para uso interno. Despeje cinquenta gramas de produto seco com 500 ml de álcool. O produto resultante deve ser infundido por 14 dias e filtrado. Tomar três vezes ao dia antes das refeições com água.

Pomada à base de Kalanchoe

Um frasco de litro deve ser preenchido até a metade com folhas e o restante com álcool 70%. A tintura resultante deve ser colocada em local escuro por duas semanas, mas agitada diariamente. A pomada preparada é esfregada diariamente nas áreas danificadas.

Ame-se e seja saudável!